A Comissão Nacional da UNESCO vem, por este meio, apoiar a nomeação de Palmela como Cidade Criativa da Música, no âmbito do programa da rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Palmela é uma cidade da Área Metropolitana de Lisboa onde a cultura e, particularmente, a música tem feito sempre parte da vida quotidiana de uma parte significativa da população. A comunidade participa ativamente nas sociedades filarmónicas, nas danças folclóricas e nos grupos de Cante, e as atuações periódicas de tocadores de gaitas de foles, combinando repertórios tradicionais e novos e recebendo novos músicos todos os anos, mobilizam centenas de pessoas em festas de rua e iniciativas de angariação de fundos.
Hoje em dia, a música é particularmente importante no seio da estratégia local de desenvolvimento de Palmela, em termos da educação formal e não formal, de integração social, de criação musical, de atuações em públicoi e de estúdios de gravação. Este setor criativo contribui significativamente para o investimento local, para a criação de empregos sustentáveis e para o turismo.
Esta capacidade de planear o futuro abrangendo as tradições partilhadas tem permitido a Palmela atingir um desenvolvimento sustentável baseado na Música, o que tem beneficiado quer os cidadãos, quer os que visitam a cidade. A Comissão Nacional da UNESCO tem, pois, o prazer de apoiar a nomeação da cidade como Cidade Criativa da Música.
Lisboa, 24 de junho de 2019
O Presidente José Filipe Moraes Cabral
(Embaixador)