As práticas culturais são um dos principais alicerces do tecido comunitário do concelho de Palmela. Muito em especial o ensino musical, abrangente e de qualidade, que produz prolificamente instrumentistas, compositores e práticas que se fazem representar aqui e no mundo.
A música tem lugar de destaque nos nossos quotidianos e assume-se como uma atividade ligada sobretudo ao associativismo local e a entidades de caráter coletivo, onde o ato de criar e recriar parece ser orgânico. A estratégia para a sua promoção e concretização, é ela própria reflexo dessa organicidade.
Estratégia
O plano da música é um processo coletivo extenso e pluridisciplinar, que tem como objetivo sublinhar Palmela como uma cidade onde a música e as artes crescem e fertilizam o futuro.
Este plano de ação define e orienta as políticas públicas, propondo um conjunto de projetos e uma metodologia que assenta num trabalho em rede, em prol da música.
Aceda aqui ao nosso Plano de Ação:
Objetivos
Qualificar o trabalho na área da música; aproximar todos os agentes que trabalham no território; continuar a construir Palmela como uma comunidade criativa, onde a música é elemento capital.
No fundo, consolidar a música como a principal atividade artística de Palmela, em estrita cooperação com as distintas artes, e como fator determinante na busca do desenvolvimento sustentável para este território.
Formação
A formação tem um papel central nesta estratégia de desenvolvimento. Assenta na rede de escolas de música do concelho, que asseguram uma oferta diversificada e disseminada pelo território.
Eventos
Alguns dos principais eventos que se realizam em Palmela ao longo do ano: Janeiras, FISP, FIMP, Palmela Wine Jazz, Abril Jazz Mil, Sons do Vinho, FIG, Palmela White Party, Festival Bardoada & AJCOI, Festival PN.