Notícias

 

Vila de Palmela fervilha música em julho

Durante o mês de julho é obrigatória uma visita a Palmela! Há (ou ouve-se) boa música em toda a Vila. Os saxofones do FISP - o Festival Internacional de Saxofones de Palmela - marcam o ritmo até 13 de julho e, de 19 a 21 julho, as sonoridades vão ecoar no Castelo de Palmela com o Palmela Wine Jazz.

Às masterclasses, workshops e conferências que estão a decorrer em vários locais da Vila, somam-se os 30 concertos e espetáculos gratuitos que, desde o passado dia 8, têm convidado o público a “seguir” os sons e a visitar vários espaços na Vila. A Casa Mãe da Rota de Vinhos, a Sociedade Filarmónica Humanitária (nestes dias conhecida como Saxophone Village) e a Igreja de Santiago no Castelo de Palmela são alguns dos locais com paragens mais assíduas, neste roteiro musical que trouxe, até Palmela, vários músicos de renome internacional.

Hoje, a cultura sai à rua com o grande espetáculo “Pássaros”, uma criação do Teatro O Bando que vai invadir o Largo de São João, a partir das 21h30, seguindo-se, a partir das 23h30, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, dois concertos com o Quarteto Brasileiro 4 Morenas e a Universidade Lusíada.

Amanhã, 13 de julho, a festa começa cedo, às 15h30, na Saxophone Village e, às 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, o saxofone é o “ponto de encontro” entre a música e a animação no concerto didático “123… Fantasia” para as/os mais novas/os.

A partir das 19h00, o alinhamento musical é diversificado e promete agradar todos os amantes de música. Às sonoridades dos Phantasmagoria Ensemble e dos The Heartbreakers, segue-se o jazz de Jullian Arguelles e José Menezes, os saxofones de Palmela Sax Assault e o tango argentino de Carla Algeri Tango Trio.

No próximo fim-de-semana, 19 a 21 de julho, o jazz volta a ser anfitrião em Palmela, com a 6.ª edição do Palmela Wine Jazz. Fins de tarde descontraídos, acompanhados de música e vinhos de excelência, compõem a sugestão deste aguardado Festival que, no dia 20 de julho, conta com a atuação de Maria João, às 22h30, na Igreja Santa Maria.

Mas há muito mais para ouvir e degustar: Isabel Rato Quinteto, LooSense, Body & Soul, Sexteto Palmela Six Jazz, Ruben Garção Duo, Quarteto Desidério Lázaro e Quarteto Edgar Caramelo compõem o cartaz deste ano e juntam-se às quinze adegas locais que vão garantir a prova e venda de vinhos da Região.

E no seu roteiro por esta terra de música e vinhos, reserve ainda um tempo para visitar um dos restaurantes locais. Isto porque, até 28 de julho, a Fruta de Palmela é fonte de inspiração das várias ementas que proporcionam “experiências com sabor” em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos