Notícias

 

Mural 18: Ciclos Música Santiago de regresso com John Fletcher

Depois de um primeiro espetáculo em streaming em março, os Ciclos Música Santiago estão de volta a 9 de maio, agora em formato presencial. John Fletcher vai apresentar um Recital a Solo de Altgitarren, às 17h00, na Igreja de Santiago (Castelo de Palmela), num espetáculo integrado na programação que a Câmara Municipal de Palmela preparou, até junho, no âmbito do Mural 18.

John Fletcher estudou guitarra clássica no Conservatório Nacional de Lisboa e Jazz no Hot Club de Portugal. Posteriormente, estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e frequentou, com regularidade, os cursos de composição orientados pelo compositor Emmanuel Nunes na Fundação Calouste Gulbenkian e várias masterclasses. Em 2000, prosseguiu os seus estudos na Suécia, onde aprendeu a tocar Altgitarren (guitarra alto de 11 cordas). Em 2011, completou o Mestrado em Pedagogia do Instrumento, no Instituto Piaget.

Para além de se apresentar regularmente ao público a solo e em conjuntos de música de câmara e de ter colaborado na gravação de CDs de diversos estilos musicais, integra também diferentes projetos, abrangendo estilos musicais variados. Em colaboração com reconhecidos compositores, desenvolveu um programa de recital de obras inéditas escritas para Altgitarren. Em simultâneo, tem-se dedicado ao ensino da guitarra clássica, em diferentes conservatórios do país.

Através do Mural 18, que resultou de uma candidatura apresentada pela AML - Área Metropolitana de Lisboa e pelos seus 18 Municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, está a ser desenvolvida, desde janeiro, uma programação cultural diversificada, que une agentes culturais, municípios e cidadãs/ãos em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.

Consulte o programa completo para maio e junho aqui, (sujeito a alterações, devido à pandemia COVID-19).

Sinopse

Um recital que apela à contemplação através da música de J.S.Bach, homenageia A.Piazzolla e o seu legado, e diverte levando o ouvinte a bater o pé ao som de música celta, e assim realçar a diferença, inclusão e profundidade.