Notícias

 

Voto de Pesar – Feliciano Silva

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 25 de agosto, um Voto de Pesar pelo falecimento de Feliciano Silva, nome ligado ao mundo da música e ao Pinhal Novo.
Transcreve-se, abaixo, o texto integral do Voto de Pesar:

«Faleceu, aos 82 anos, Feliciano Firmino da Silva, nome fortemente ligado ao mundo da música e ao Pinhal Novo.
Elemento do afamado trio pinhalnovense Terno D’Ouros, desde a sua fundação, no início da década de 60 do século passado, assumindo voz e tambor, orgulhava-se dos três discos gravados, ao longo de uma carreira rica, onde também se distinguiu na composição. É de realçar, neste campo, a “Marcha do Vitória de Setúbal”, com letra e música de sua autoria e igualmente interpretada pelo Terno D’Ouros.

Integrou, também, e dirigiu o Grupo Coral da Coopinhal, do qual foi um dos fundadores. O Grupo apresentou-se ao público, pela primeira vez, em 1982, na Festa do 5.º aniversário da Coopinhal, e encetou uma história pontuada por momentos altos e muitas solicitações para atuar em todo o país. Além de regente, Feliciano Silva compôs muitos dos temas do repertório do grupo. Teve também várias colaborações no associativismo, participando em produções de teatro de revista como autor e intérprete.

Músico militar e apaixonado pelo trompete, seguiu as pisadas do pai, que era músico amador. Com o pai, aprendeu, também, o ofício de sapateiro, que não escolheu como profissão, mas como passatempo, dedicando-lhe o seu tempo depois da aposentação. Na vida profissional, foi metalúrgico, ao serviço de muitas empresas, em Portugal e no estrangeiro.
Discreto, humilde e disponível, tinha muitas histórias para partilhar e mostrava-se satisfeito com o crescimento do interesse e do empenho das novas gerações de Pinhal Novo e do Concelho pelo mundo da música.

Reunida a 25 de agosto de 2021, a Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de Feliciano Silva e endereça sentidas condolências à sua família, bem como a todas as instituições e músicos com os quais colaborou, a todos enriquecendo com o seu contributo e talento».

Créditos imagem: Blogue Aqui Pinhal Novo