Notícias

 

Protocolo com os Ausentes do Alentejo promove Cante Alentejano

O Protocolo de Cooperação a estabelecer entre o Município de Palmela e o Grupo Coral Ausentes do Alentejo, referente ao período 2022-2025, foi aprovado, por unanimidade, na reunião descentralizada de 6 de julho.

O Protocolo tem como objetivos a promoção e divulgação do Cante Alentejano no concelho de Palmela, a cooperação com os agentes culturais, educativos e turísticos locais e também em projetos culturais municipais de interesse para o desenvolvimento local.

O Município vai atribuir, anualmente, um apoio financeiro de 3.000€, colaborar nas iniciativas promovidas pelo Grupo Coral, apoiar a sua promoção e estimular e apoiar a itinerância dos espetáculos.

Os Ausentes do Alentejo comprometem-se, entre outras ações, a colaborar com a Câmara Municipal na realização de atividades, disponibilizar ao Município pesquisa, recolhas e outros elementos de estudo que venham a desenvolver e realizar anualmente ações de debate, pesquisa e divulgação sobre o Cante Alentejano e uma mostra de Cante Alentejano no concelho.

A parceria com os Ausentes do Alentejo tem permitindo a sustentabilidade da associação, a preservação e valorização das tradições e a divulgação de Palmela como terra de Cultura. O Grupo tem desempenhado um papel fundamental na promoção cultural e artística do concelho, ajudando a preservar o Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade.