A Banda Seiva apresenta-se dia 24 de abril, às 21h30, junto ao Centro Cultural de Poceirão, com um espetáculo que integra o programa comemorativo do 25 de Abril no Concelho de Palmela. Antes do espetáculo, a partir das 19h30, poderá ainda visitar tasquinhas do movimento associativo e saborear alguns acepipes e petiscos locais, numa ação promovida em parceria com a União das Freguesias de Poceirão e Marateca.
Uma das mais originais e internacionais bandas do panorama folk em Portugal, os Seiva mostram a força vital da oralidade rural e da urbanidade. Seiva é um olhar feminino sobre a alma portuguesa, presente nas canções de trabalho, nas romarias, nos adufes e pandeiros, ritmos antigos e canções de fé, com especial ênfase nas mulheres que protegem e acolhem e conhecem todos os males. Estas Mulheres são de uma ancestralidade imemorial, também conhecidas por “Senhoras”: como a “Senhora do Leite”, “Senhora dos Remédios ou a “Virgem da Consolação”.
Seiva encontra nos cantos femininos tradicionais portugueses a raiz da sua identidade e ganha ainda mais eco com Rita Nóvoa, que alia graciosidade e força nos tambores que fazem o coração bater mais forte. Ritmos que o tempo vai deixando para trás mas que se reinventam em novas vidas e em novas texturas. Seiva também existe na viola braguesa e no cavaquinho de Vasco Ribeiro Casais e olha em frente para desbravar novos caminhos, misturando a tradição com eletricidade sem pudores nem purismos.
As comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril no Concelho de Palmela são uma organização do Município, com o Movimento Associativo e as Juntas de Freguesia.
Mais informação e programa em www.cm-palmela.pt.