Notícias

 

Apresentação de candidatura a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 12 de outubro, às 21h00, no Cineteatro S. João, em Palmela, o Encontro “Palmela é Música – Apresentação das Cidades Criativas da Unesco”.

Com entrada livre, esta iniciativa pretende dar a conhecer à comunidade, a Candidatura de Palmela a Cidade Criativa da Música (Unesco), a submeter em 2019 e o trabalho já realizado, nesse sentido, num processo participativo que teve início com reuniões setoriais com músicos e instituições parceiras locais. A criação de uma rede local que una os diversos atores, que deverá ser consolidada através da partilha de recursos, experiências e informação é um dos objetivos desta candidatura, que pretende, ainda, sublinhar a música como fator de promoção e desenvolvimento local; promover investigação nas várias áreas, quer do ponto de vista da composição, quer na componente de pesquisa histórica; inventariar repertórios e documentos; apostar nas infraestruturas e criar acessibilidades; potenciar programação musical regular e ativar Palmela como destino de experiências em torno da música.

A autarquia está, também, a preparar um Acordo de Colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro, para fortalecer a investigação sobre esta temática, no território.

A vocação musical é uma das características culturais e sociais mais distintivas do concelho de Palmela, como atestam as quatro filarmónicas centenárias, os inúmeros agrupamentos musicais e associações com projetos que vão desde o folclore ao jazz, música popular e erudita. Com esta candidatura, o Município pretende criar oportunidades para revelar, desenvolver e potenciar esta vocação, vinculando toda a comunidade na defesa e difusão da música.