Notícias

 

Méee Festival Folk: conheça o programa!

Já está disponível o programa completo do 3.º Méee Festival Folk, que se realiza a 25 e 26 de maio, um fim de semana repleto de música e dança com um cartaz internacional, na aldeia de Quinta do Anjo.

Destaque para os espetáculos musicais no Palco OVIL com Arturo Cruz Robledo com o seu Quarteto (Cuba), Brigada Victor Jara (Portugal), Crua (Portugal) e Saeid Shanbehzadeh (Irão) e para os Bailes Folk com A Salto à Rua (Portugal), Zaroj (Espanha) e Gandarva (Portugal), no Páteo SIM.

O programa conta também com atividades noutros espaços da aldeia: Oficinas Abertas de Danças Tradicionais Europeias com Leónia Oliveira e de Danças do Mundo com Cassandra Hamon (França) e Sessões de Yoga com Asanas ao Ritmo do Som, no Mercado Municipal; o Teatro de Rua “Lendas da Quinta do Anjo”, pelo Grupo Respirarte, no Largo do Poço Novo; e várias iniciativas nas adegas locais, como apontamentos musicais, apresentação de livro e “Conversas à Volta do Folk”.

Uma Visita Orientada às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, a Caminhada “Méee - Os Aromas da Arrábida” e música itinerante completam a programação. As/os visitantes podem ainda usufruir dos espaços de gastronomia, artesanato e produtos locais e infantil.

Com entrada gratuita, o Méee Festival Folk é organizado pela Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e comunidade local, com o apoio da Sociedade de Instrução Musical e da Infraestruturas de Portugal e com a Antena 1 como media partner. Enquadra-se na Candidatura Inclusão pela Cultura ITI AML - Lisboa 2030, no “Palmela É Música” e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Mais informações: 212 336 630 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Programa

25 de maio

11h00
Visita Orientada às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo com abordagem histórica

14h30 | Mercado Municipal
Oficina Aberta de Danças Tradicionais Europeias com Leónia Oliveira

Encontro em torno de danças populares do mundo, em que todas/os são convidadas/os a participar ativamente, que visa aliar o reconhecimento da importância da divulgação do património imaterial, música e dança com a atividade física e, acima de tudo, o convívio informal e saudável. Basta entrar na roda, sorrir e bailar!

15h00 | Adega da Casa do Arrabidine
Apresentação de Livro “Os Dias de José Bárcia/Coleção Fotográfica de Quinta do Anjo” Por Cecília Matos

15h30 | Mercado Municipal
Oficina de Danças do Mundo com Cassandra Hamon (França)
Danças coletivas do baile da noite, com Zaroj, e danças de França, Grécia, Turquia, Letónia, Bretanha, Sérvia, entre outros

16h30 | Adega da Casa Agrícola Horácio Simões
Apontamento Musical Et Toi Michel (Portugal)

Nome que encarna a solo João Miguel Mota, músico e compositor setubalense. Partindo do universo do canto de protesto e da base da música tradicional portuguesa, a guitarra, o adufe e o canto ondulam na temática da utopia e encapsulam crónicas do absurdo, desdobrando-se em canções de narrativa interventiva e satírica.

17h30 | Adega da Casa Agrícola Horácio Simões
Conversas à Volta do Folk - Méee Festival de Intervenção?
Com a presença de músicos/programadores

18h00 | Mercado Municipal
Sessão de Yoga com Asanas ao Ritmo do Som

18h30 | Largo Poço Novo
Lendas da Quinta do Anjo

Teatro de Rua pelo Grupo Respirarte
19h30 | Palco OVIL
Espetáculo de Música Arturo Cruz Robledo com o seu Quarteto (Cuba)

Arturo Cruz Robledo domina instrumentos como o Tres Cubano, o Baixo, o Contrabaixo, o Piano e a Guitarra. Com o seu Quarteto Cubano, traz-nos o universo da música tradicional cubana, desde o lendário Compay Segundo e Ñico Saquito, passando pelos Los Compadres e o Buena Vista Social Club.

20h45 | Páteo SIM
Baile Folk com A Salto à Rua (Portugal)

Faça chuva ou faça sol, este trio de música tradicional, sem medo, vai a salto à rua. Com Gaita-de-foles, Flauta de Tamborileiro, Caixa e Bombo (e outros apetrechos musicais), prometem um serão animado de bailes, assentes em repertório português e não só.

22h00 | Palco OVIL
Espetáculo de Música com Brigada Victor Jara (Portugal)

Este grupo nasceu em 1975, após o 25 de Abril, para o qual e após o qual, a música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais tiveram um papel importante. A banda chamou-se assim em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973. A sua música reflete a diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia.

23h45 | Páteo SIM
Baile Folk com Zaroj (Espanha)

Um trio que sempre surpreende pela sua proposta rica e variada e não deixa ninguém indiferente assim que começa a tocar.

26 de maio

9h00 | Mercado Municipal
Sessão de Yoga com Asanas ao Ritmo do Som

10h00
Caminhada Méee - Os Aromas da Arrábida
Grau de dificuldade: 2 (1 a 5)
Desnível acumulado: 349 m/-348 m
Distância: 9,5 km
Duração prevista: 3h
Destinatários: M/6
Insc. obrigatória, limitada a 100 participantes, até às 12h00 de 24 maio
Participação gratuita
Info.: 212 336 636 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Org.: Câmara Municipalde Palmela

15h00 | Mercado Municipal
Oficina Aberta de Danças Tradicionais Europeias com Leónia Oliveira

16h30 | Adega da Casa do Arrabidine
Apontamento Musical com Pedro Banza (Portugal)

Projeto musical a solo, que junta o Blues do vale do Sado e o Folk-experimental das planícies alentejanas. Viagem sonora inspirada na memória e nas origens do músico, através de instrumentos de corda tradicionais de origem afro-americana, usados para acompanhar o Blues negro de outros tempos.

17h30 | Adega da Casa do Arrabidine
Conversas à Volta do Folk - Méee Festival Solidário!
Com os palestinianos Maria Dalli e Siwar Assili

18h00 | Largo Poço Novo
Lendas da Quinta do Anjo
Teatro de Rua pelo Grupo Respirarte

19h00 | Palco OVIL
Espetáculo de música com Crua (Portugal)

O repertório tradicional ibérico é ponto de partida para o encontro e o cantar afetivo de seis mulheres, urbanas - do seu tempo. O adufe, o bombo, crivos, pandeiretas, conchas, timbalão e outras percussões tradicionais criam o ensemble base. Vozes próximas do primal, que convidam a estar, a ouvir e a sentir, num entrecruzamento de tempos (passado e presente) e de geografias (rural e urbano).

20h00 | Páteo SIM
Baile Folk com Gandarva (Portugal)

Projeto composto por três elementos que nos guiam através de melodias ancestrais e modernas do quadro do Folclore Europeu. Este trio é um veículo para uma viagem a planos amplos do espírito, a estados alterados de consciência induzidos pelo chamamento à dança e ao movimento.

21h15 | Palco OVIL
Espetáculo de Música com Saeid Shanbehzadeh (Irão).

Saeid é um grande virtuoso da Gaita de fole e um apaixonado defensor de uma tradição musical muitas vezes marginalizada no Irão moderno. Este projeto oferece uma abordagem única às danças e músicas tradicionais do Golfo Pérsico.

E ainda…

Música itinerante pela Charanga A SIM é Música e pelos Gaiteiros da Bardoada
Espaço Infantil com atividades pelo Centro Social de Quinta do Anjo
Espaço artesanato e produtos com agentes económicos locais
Espaço Gastronomia