O Museu da Música Mecânica vai ser classificado como Imóvel de Interesse Municipal. A abertura do procedimento de classificação foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 16 de outubro.
Propriedade de Luís Cangueiro, o Museu, situado em Arraiados, Pinhal Novo, foi inaugurado em outubro de 2016 e integra uma coleção ímpar, de nível internacional, de instrumentos musicais desta tipologia. Desde então, tem desenvolvido um trabalho contínuo, com uma agenda marcada por iniciativas musicais e expositivas de qualidade. Enquanto elemento arquitetónico e como estrutura museológica, já recebeu várias distinções nacionais e internacionais pela originalidade, funcionalidade e relação com os públicos.
O Município tem um Acordo de Colaboração com o Museu, tornando-o uma extensão museológica e possibilitando às/aos munícipes (integrados em grupos organizados por serviços municipais) a isenção de pagamento de um número fixo de entradas por ano letivo. Reconhecendo todo este trabalho, que a existência do Museu atrai públicos muito variados à zona rural do concelho, onde está implantado, e que este espaço museológico divulga também o concelho sempre que se apresenta nas diversas iniciativas para as quais é convidado, a Câmara Municipal decidiu avançar com o processo de classificação.
Esta iniciativa municipal de reconhecimento público reveste também uma importância acrescida no âmbito do “Palmela é Música”, processo de Candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na Área da Música. A música é uma componente da estratégia do Município para o desenvolvimento do território, um fator de diferenciação e de afirmação para a construção de um concelho mais inclusivo e desenvolvido.